top of page

Projeto Político Pedagógico

​"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.” Nelson Mandela
Nosso Projeto Polílito Pedagógico: Os Quatro Pilares da Educação - UNESCO

 

“À educação cabe fornecer, de algum modo, os mapas de um mundo complexo e constantemente agitado e, ao mesmo tempo, a bússola que permite navegar através dele”. Jaques Delors

 

A educação é a base da cidadania porque ela é ao mesmo tempo difusora e instrumento da possibilidade de construção de uma sociedade cujos direitos e deveres sejam de fato exercido por todos. O papel da educação é duplo: ela é disseminadora de uma consciência cidadã e ao mesmo tempo é instrumento de consolidação de uma verdadeira cidadania vivenciada nesse segundo papel. A educação precisa, necessariamente estar cumprindo seu papel de garantir oportunidades iguais a todos. É desejável que os estudantes de todos os níveis possam competir em igualdade de condições. Alguns dados recentes nos mostram que a escolarização ampla que ocorre hoje no Brasil pouco tem contribuído para a implantação de uma sociedade mais justa como preconiza nossa Constituição.

A educação é investimento estratégico na sociedade da informação/conhecimento, porém mais importante é assumi-la como investimento ético referido ao compromisso com o desenvolvimento pleno dos cidadãos e oferta igualitária de oportunidades a todos.

 

O aumento dos saberes, permite compreender melhor o ambiente sob os seus diversos aspectos, favorece o despertar da curiosidade intelectual, estimula o sentido crítico e permite compreender o real, mediante a aquisição de autonomia na capacidade de discernir. O processo de aprendizagem do conhecimento nunca está acabado, e pode enriquecer-se com qualquer experiência que permita conceber algo novo, que propicie descobertas.

 

No mundo de hoje, a maior violência que podemos cometer com a dignidade humana é, sem dúvida, a inércia, o consentimento com a condição de milhares de brasileiros não desenvolverem a capacidade de ler, escrever, acessar o conhecimento de forma que possa desempenhar uma participação autêntica na sociedade.

 

As pesquisas estão aí confirmando que na sociedade letrada em que vivemos, quanto maior a participação do sujeito na cultura escrita, maior será a convivência com domínios de raciocínio abstrato, maior será a capacidade de realizar tarefas que exijam controle, inferências e ajustes constantes. O sujeito que lê e escreve é uma pessoa mais participativa socialmente, mais responsável e solidária; implica percepção mais aguda do sentido da vida e do fazer histórico humano.

Fonte: Plataforma Moodle UNB


APRENDER A CONHECER
 

O primeiro deles é aprender a conhecer que significa dominar os instrumentos do conhecimento, o desenvolvimento do desejo e das capacidades de aprender a aprender. O desenvolvimento de habilidades cognitivas e a compreensão do mundo que o cerca.

 

É preciso que neste pilar seja desenvolvido conhecimentos necessários como a linguagem matemática e a linguagem verbal para propiciar a construção de novos conhecimentos.

APRENDER A FAZER

 

​O segundo pilar é aprender a fazer. Conhecer e fazer, segundo o relatório, são indissociáveis. O segundo é conseqüência do primeiro.Aprender a fazer implica no desenvolvimento de competências que envolvem experiências socias e de trabalho diversas que possibilitem às pessoas enfrentar, de forma mais autêntica, às diversas situações e a um melhor desempenho no trabalho em grupo.

 


APRENDER A VIVER ________________________________________________________________________

O terceiro pilar é aprender a viver juntos , desenvolvendo a compreensão do outro e a percepção das interdependências, no sentido de realizar projetos comuns e preparar-se para gerir conflitos.

 

Aqui, faz-se uma reflexão sobre o respeito às diversidades (culturais,étnicas...) e desenvolve valores necessários à convivência harmoniosa na sociedade. Cabe à escola, trabalhar conteúdos que contemplem assuntos como a diversidade da espécie humana e promova um ambiente que permita ao aluno a valorização do próximo e o espírito de cooperação.

O primeiro deles é aprender a conhecer que significa dominar os instrumentos do conhecimento, o desenvolvimento do desejo e das capacidades de aprender a aprender. O desenvolvimento de habilidades cognitivas e a compreensão do mundo que o cerca.


 APRENDER A SER

______________________________________________________________
O quarto pilar é aprender a ser . A educação deve contribuir para o desenvolvimento total da pessoa, isto é, espírito e corpo, inteligência, sensibilidade, sentido estético, responsabilidade pessoal, espiritualidade possibilitando ao mesmo, um potencial significativo que permita-lhe um pensamento reflexivo e crítico. Neste pilar,cabe à educação, conferir a todos os seres humanos a liberdade de pensamento e discernimento para que os mesmos sejam capazes de construir a sua própria história com bastante dignidade.

 

bottom of page